sexta-feira, 6 de abril de 2012

Prendada: Véu de Noiva

Bom dia, gente! Hoje, inauguro uma nova parte do blog: Prendada. Sempre que sair um post com esse título, pode saber que será um tutorial, uma espécie de "faça você mesmo". Para começar, trago para vocês o véu de noiva de duas camadas. Espero que gostem!

Os materiais:
- Tule, claro! Pode ser encontrado em quase todas as lojas de tecidos e pode ser encontrado em medidas de 1,20m e 2,40 m de largura.*
- Fita para decorar (viés de cetim ou renda).
- 1 pente francês ou presilha.
- linha e agulha.
* Para um véu mais volumoso use o de 2,40m. A metragem necessária varia de acordo com o comprimento que você quer do véu. Meça do alto da sua cabeça até o comprimento que você deseja seu véu e dobre esse comprimento. Por exemplo, se você quer um véu de 1,20m de comprimento, então você vai precisar de 2,40m de tule.
Cortando o tule
Abra o tule sobre uma mesa ou no chão limpo. Dobre-o na metade do comprimento. Coloque a dobra virada pra você. Nesse ponto você terá duas camadas de tule.
Agora dobre o tule na metade encostando as laterais do comprimento. Nesse ponto você terá quatros camadas de tule.
Faça uma curva marcando o tule. Caso precise de uma guia, use uma bandeja grande o suficiente para marcar a curva. Você precisará de um formato de um quarto de círculo. Corte com movimentos delicados.
Organizando as camadas
Desdobre o tule completamente. As linhas marcadas em vermelho abaixo mostram onde as dobras estavam feitas.
Dobre o tule no comprimento sem juntar as duas pontas. Para uma camada um pouquinho mais curta, deixe apenas alguns centímetros de tule mais curto. Para uma camada destacada, deixe uma distância maior. Verifique se o comprimento do véu está exatamente onde gostaria. Caso esteja maior, corte o excesso em uma das camadas.
Franzindo o tule
Você tem duas opções ao franzir o tule. Na primeira, o topo do véu fica mais fofo. Nela, você vai franzir somente o meio do tule, como visto no primeiro diagrama abaixo. Para a segunda opção, você vai franzir toda a borda (da dobra) do tule, como visto no segundo diagrama.
Uma vez decidido quanto tule você quer franzir, faça um alinhavo usando a agulha e a linha branca forte dando pontos de fora pra dentro em volta da borda dobrada usando pontos pequenos. Puxe a linha do alinhavo franzindo o tule de acordo com sua escolha. Arremate bem para a linha não soltar.
Veja algumas fotos:







Prendendo o pente francês ou presilha
Costure o tule franzido firmemente em um pente francês simples ou uma presilha.




Decoração
Costure uma fita, viés de cetim ou mesmo renda, nas pontas do véu. Você pode fazer isso facilmente usando uma máquina de costura e linha branca. Deixe um pouco de tule sobrando na ponta para ficar mais fácil. Ao terminar a costura, corte o excesso de tule com uma tesoura rente ao viés. Não é necessário se preocupar em fazer um corte perfeito. Uma pontinha ou outra será imperceptível a mais de meio metro.





Resultado final


Pronto! Agora é só fazer o penteado e colocar o véu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário